(Autógrafo nº 98/08, Projeto de Lei nº 112/08, Mensagem nº 47/08)
EDUARDO DE SOUZA CESAR, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE UBATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º Nos termos do Convênio celebrado com o Estado de São Paulo em 24 de setembro de 1998, decorrente da Lei Municipal nº 984, de 04 de setembro de 1989 e considerando a Lei Municipal nº 2.736, de 02 de dezembro de 2005, fica instituída a Taxa de Serviços de Bombeiros, devida pela utilização, efetiva ou potencial, dos serviços proteção e combate a incêndio prestados pelo Corpo de Bombeiros ao Município mediante Convênio e cobrada levando-se em consideração o potencial calorífico dos imóveis urbanos e rurais.
Art. 2º São contribuintes da Taxa de Serviços de Bombeiros os proprietários, o titular de domínio e o possuidor a qualquer título, de imóvel situado no território do Município de Ubatuba.
Art. 3º O custo do serviço será o previsto no orçamento do Município para o custeio e os investimentos necessários à atividade.
Parágrafo Único. Considera-se custo do serviço:
a) combustíveis, peças e lubrificantes consumidos pelos veículos e equipamentos utilizados na execução dos serviços;
b) equipamentos, veículos e materiais permanentes necessários à execução do serviço;
c) despesa com aquisição de imóveis, construção, reforma e/ou ampliação de prédio para abrigar o serviço;
d) educação e treinamento de bombeiros e da comunidade, quanto à prevenção e atendimento emergenciais de Bombeiros;
e) despesa com contratação, fardamento e pagamento de pessoal civil;
f) despesas com serviços de terceiros;
g) demais materiais de consumo necessários à execução do serviço.
Art. 4º A base de cálculo da Taxa de Serviços de Bombeiros é o custo de serviço, rateado entre os contribuintes, em razão da carga de incêndio de cada um dos imóveis situados no Município.
§ 1º O valor anual da Taxa de Serviços de Bombeiros será obtido pela multiplicação do potencial calorífico específico de cada imóvel pela sua área a ser considerada e pelo seu fator de cobrança, discriminado conforme segue:
a) 0,00050 Real por MJ para imóveis de risco baixo;
b) 0,00051 Real por MJ para imóveis de risco médio;
c) 0,00052 Real por MJ para imóveis de risco alto.
§ 2º Para os efeitos da aplicação desta Lei, os imóveis são classificados quanto à sua carga de incêndio específica em:
I - De risco baixo: aqueles com carga de incêndio de até 300 MJ/m²;
II - De risco médio: aqueles com carga de incêndio superior à 300MJ/m² e até 1.200 MJ/m²;
III - De risco alto: aqueles com carga de incêndio superior à 1.200 MJ/m².
§ 3º A carga de incêndio terá por base a Tabela de 'Carga Incêndio Específica da Instrução Técnica (IT-14/04)' do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, anexa à presente Lei.
§ 4º A carga de incêndio que expressa o potencial calorífico de cada imóvel será medida em megajoule (MJ)
§ 5º Os imóveis não edificados possuem carga de incêndio fixada em 80 MJ (oitenta megajoule), ficando isentos do pagamento de valores anuais da Taxa de Serviços de Bombeiros incidentes sobre eles, superiores à:
I - R$ 50,00 (cinqüenta reais) para imóveis que possuam área de 1250 m2 (um mil, duzentos e cinqüenta metros quadrados) até 10.000 m2 (dez mil metros quadrados); (Redação dada pela Lei nº 3179/2009)
II - R$ 100,00 (cem reais) para imóveis não edificados que possuam área de 10.001 m3 (dez mil e um metros quadrados) à 50.000 m2(cinqüenta mil metros quadrados);
III - 150,00 (cento e cinqüenta reais) para imóveis não edificados que possuam área superior à 50.000 m2 (cinqüenta mil metros quadrados)
Art. 5º A área a ser considerada para efeito do cálculo da Taxa de Serviços de Bombeiros será a área construída, desde que esta seja maior ou igual à 10% (dez por cento) da área do terreno em que se localiza.
Parágrafo Único. Se a área construída for menor que 10% (dez por cento) da área do terreno em que se localiza, para efeito do cálculo da Taxa de Serviços de Bombeiros considerar-se-á a área total do terreno sem edificação.
Art. 6º Os tipos de imóveis que não constarem da Tabela anexa terão sua carga de incêndio específica determinada por similaridade.
Art. 7º A Taxa de Serviços de Bombeiros poderá ser lançada isoladamente ou em conjunto com outros tributos municipais, devendo, neste caso, constarem obrigatoriamente os elementos distintivos de cada um.
Art. 8º O pagamento da Taxa de Serviços de Bombeiros poderá ser feito de uma só vez ou parceladamente, conforme previsto em regulamento, nos respectivos vencimentos e locais indicados nos avisos-recibos.
Art. 9º O contribuinte que deixar de recolher a Taxa de Serviços de Bombeiros na data indicada no aviso recibo ficará sujeito à:
a) atualização monetária pelo indexador estabelecido na legislação e normas municipais pertinentes;
b) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito;
c) juros moratórios à razão de 1% (um por cento) ao mês, incidente sobre o valor do débito atualizado monetariamente
Art. 10. O débito não pago será inscrito em dívida ativa e cobrado mediante processo executivo fiscal, na forma do Código Tributário Municipal.
Art. 11. Os valores arrecadados com a Taxa de Serviços de Bombeiros serão contabilizados em crédito orçamentário próprio e em conta bancária específica do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros de Ubatuba (FEBOM), que será gerenciado por um conselho gestor do próprio FEBOM, que encaminhará ao Poder Legislativo, obrigatoriamente e até o dia 10 (dez) de cada mês, relatórios discriminando o valor do repasse recebido e as despesas realizadas, bem como cópia dos respectivos documentos fiscais e contábeis referentes ao mês anterior, ficando expressamente vedadas despesas com publicidade.
Art. 12. A Taxa de Serviços de Bombeiros não incidirá sobre imóveis de propriedade da União, dos Estados, do Distrito Federal e de outros Municípios, incluídas as suas administrações indiretas e fundacionais, bem como sobre os templos de qualquer culto e sobre imóveis ocupados por entidades filantrópicas reconhecidas oficialmente, nestes casos, desde que a obrigação do pagamento decorra de cláusula expressa no contrato.
Art. 13. A Fazenda Municipal procederá, de oficio, à compensação dos valores cobrados e pagos em decorrência da Lei Municipal nº 2.898, de 28 de dezembro de 2006, com o valor cobrado em decorrência desta Lei, devendo o contribuinte ser comunicado da compensação realizada.
Art. 14. O Poder Executivo poderá, por Decreto, constituir Comissão para proceder à análise e revisão, se for o caso, de valores que não atendam aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
Art. 15. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PAÇO ANCHIETA - Ubatuba, 12 de dezembro de 2008.
Registrada e Arquivada nos procedimentos pertinentes, junto a Gerência de Arquivo e Documentação da Secretaria Municipal de Administração, nesta data.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Ubatuba.
Para a classificação detalhada das ocupações (Divisão) consultar a Tabela I do Decreto Estadual 46.076/2001
Ocupação/Uso |
Descrição |
Divisão |
Carga de incêndio (qfi) em MJ/m² |
Residencial |
Alojamentos estudantis |
A-3 |
300 |
Apartamentos |
A-2 |
300 |
|
Casas térreas ou sobrados |
A-1 |
300 |
|
Pensionatos |
A-3 |
300 |
|
Serviços de hospedagem |
Hotéis |
B-1 |
500 |
Motéis |
B-1 |
500 |
|
Apart-hotéis |
B-2 |
300 |
|
Comercial varejista, Loja |
Açougue |
C-1 |
40 |
Antigüidades |
C-2 |
700 |
|
Aparelhos domésticos |
C-1 |
300 |
|
Armarinhos |
C-1 |
300 |
|
Armas |
C-1 |
300 |
|
Artigos de bijouteria, metal ou vidro |
C-1 |
300 |
|
Artigos de cera |
C-2 |
2100 |
|
Artigos de couro, borracha, esportivos |
C-2 |
800 |
|
Automóveis |
C-1 |
200 |
|
Bebidas destiladas |
C-2 |
700 |
|
Brinquedos |
C-2 |
500 |
|
Calçados |
C-2 |
500 |
|
Drogarias (incluindo depósitos) |
C-2 |
1000 |
|
Ferragens |
C-1 |
300 |
|
Floricultura |
C-1 |
80 |
|
Galeria de quadros |
C-1 |
200 |
|
Livrarias |
C-2 |
1000 |
|
Lojas de departamentos ou centro de compras (Shoppings) |
C-2/C-3 |
800 |
|
Máquinas de costura ou de escritório |
C-1 |
300 |
|
Materiais fotográficos |
C-1 |
300 |
|
Móveis |
C-2 |
400 |
|
Papelarias |
C-2 |
700 |
|
Perfumarias |
C-2 |
400 |
|
Produtos têxteis |
C-2 |
600 |
|
Relojoarias |
C-2 |
600 |
|
Supermercados |
C-2 |
400 |
|
Tapetes |
C-2 |
800 |
|
Tintas e vernizes |
C-2 |
1000 |
|
Verduras frescas |
C-1 |
200 |
|
Vinhos |
C-1 |
200 |
|
Vulcanização |
C-2 |
1000 |
|
Serviços profissionais, pessoais e técnicos |
Agências bancárias |
D-2 |
300 |
Agências de correios |
D-1 |
400 |
|
Centrais telefônicas |
D-1 |
100 |
|
Cabeleireiros |
D-1 |
200 |
|
Copiadora |
D-1 |
400 |
|
Encadernadoras |
D-1 |
1000 |
|
Escritórios |
D-1 |
700 |
|
Estúdios de rádio ou de televisão ou de fotografia |
D-1 |
300 |
|
Laboratórios químicos |
D-4 |
500 |
|
Laboratórios (outros) |
D-4 |
300 |
|
Lavanderias |
D-3 |
300 |
|
Oficinas elétricas |
D-3 |
600 |
|
Oficinas hidráulicas ou mecânicas |
D-3 |
200 |
|
Pinturas |
D-3 |
500 |
|
Processamentos de dados |
D-1 |
400 |
|
Educacional e cultura física |
Academias de ginásticas e similares |
E-3 |
300 |
Pré-escolas e similares |
E-5 |
300 |
|
Creches e similares |
E-5 |
300 |
|
Escolas em geral |
E1/E2/E4/E6 |
300 |
|
Locais de reunião de público |
Bibliotecas |
F-1 |
2000 |
Cinemas, teatros e similares |
F-5 |
600 |
|
Circos e assemelhados |
F-7 |
500 |
|
Centros esportivos de exibição |
F-3 |
150 |
|
Clubes sociais, boates e similares |
F-6 |
600 |
|
Estações e terminais de passageiros |
F-4 |
200 |
|
Exposições |
F-10 |
Adotar Anexo B |
|
Igrejas e templos |
F-2 |
200 |
|
Museus |
F-1 |
300 |
|
Restaurantes |
F-8 |
300 |
|
Serviços automotivos e assemelhados |
Estacionamentos |
G-1/G-2 |
200 |
Oficinas de conserto de veículos e manutenção |
G-4 |
300 |
|
Postos de abastecimentos (tanque enterrado) |
G-3 |
300 |
|
Hangares |
G-5 |
200 |
|
Serviços de saúde e Institucionais |
Asilos |
H-2 |
350 |
Clínicas e consultórios médicos ou odontológicos |
H-6 |
200 |
|
Hospitais em geral |
H-1/H-3 |
300 |
|
Presídios e similares |
H-5 |
100 |
|
Quartéis e similares |
H-4 |
450 |
|
Industrial |
Aparelhos eletrônicos, fotográficos, ópticos |
I-2 |
400 |
Acessórios para automóveis |
I-1 |
300 |
|
Acetileno |
I-2 |
700 |
|
Alimentação |
I-2 |
800 |
|
Artigos de borracha, cortiça, couro, feltro, espuma |
I-2 |
600 |
|
Artigos de argila, cerâmica ou porcelanas |
I-1 |
200 |
|
Artigos de bijuterias |
I-1 |
200 |
|
Artigos de cera |
I-2 |
1000 |
|
Artigos de gesso |
I-1 |
80 |
|
Artigos de mármore |
I-1 |
40 |
|
Artigos de peles |
I-2 |
500 |
|
Artigos de mármore |
I-2 |
1000 |
|
Artigos de peles |
I-1 |
200 |
|
Artigos de plásticos em geral |
I-1 |
80 |
|
Artigos de tabaco |
I-1 |
200 |
|
Artigos de vidro |
I-1 |
80 |
|
Automotiva e autopeças (exceto pintura) |
I-1 |
300 |
|
Automotivas e autopeças (pintura) |
I-2 |
500 |
|
Aviões |
I-2 |
600 |
|
Balanças |
I-1 |
300 |
|
Baterias |
I-2 |
800 |
|
Bebidas destiladas |
I-2 |
500 |
|
Bebidas não-alcóolicas |
I-1 |
80 |
|
Bicicletas |
I-1 |
200 |
|
Brinquedos |
I-2 |
500 |
|
Café (inclusive iorrefaçào) |
I-2 |
400 |
|
Caixotes, barris ou pallets de madeiras |
I-2 |
1000 |
|
Calçados |
I-2 |
600 |
|
Carpintarias e marcenarias |
I-2 |
800 |
|
Cera dc polimento |
I-3 |
2000 |
|
Cerâmica |
I-1 |
200 |
|
Cereais |
I-3 |
1700 |
|
Cervejarias |
I-1 |
80 |
|
Chapas de aglomerado ou compensado |
I-1 |
300 |
|
Chocolate |
I-2 |
400 |
|
Cimento |
I-1 |
40 |
|
Cobertores, tapetes |
I-2 |
600 |
|
Colas |
I-2 |
800 |
|
Colchões (exceto espuma) |
I-2 |
500 |
|
Condimentos, conservas |
I-1 |
40 |
|
Confeitarias |
I-2 |
400 |
|
Congelados |
I-2 |
800 |
|
Couro sintético |
I-2 |
1000 |
|
Defumados |
I-1 |
200 |
|
Discos de música |
I-2 |
600 |
|
Doces |
I-2 |
800 |
|
Espumas |
I-3 |
3000 |
|
Farinhas |
I-3 |
2000 |
|
Feltros |
I-2 |
600 |
|
Fermentos |
I-2 |
800 |
|
Fiações |
I-2 |
600 |
|
Fibras sintéticas |
I-1 |
300 |
|
Fios elétricos |
I-1 |
300 |
|
Flores artificiais |
I-1 |
300 |
|
Forros de secagem com grade de madeira |
I-2 |
1000 |
|
Forragem |
I-3 |
2000 |
|
Fundições de metal |
I-1 |
40 |
|
Galpões de secagem com grade de madeira |
I-2 |
400 |
|
Geladeiras |
I-2 |
1000 |
|
Gelatinas |
I-2 |
800 |
|
Gesso |
I-1 |
80 |
|
Gorduras comestíveis |
I-2 |
1000 |
|
Gráficas (empacotamento) |
I-3 |
2000 |
|
Gráficas (produção) |
I-2 |
400 |
|
Guarda-chuvas |
I-1 |
300 |
|
Instrumentos musicais |
I-2 |
600 |
|
Janelas e portas de madeira |
I-2 |
800 |
|
Jóias |
I-1 |
200 |
|
Laboratórios farmacêuticos |
I-1 |
300 |
|
Laboratórios químicos |
I-2 |
500 |
|
Lápis |
I-2 |
600 |
|
Lâmpadas |
I-1 |
40 |
|
Laticínios |
I-1 |
200 |
|
Malharias |
I-1 |
300 |
|
Máquinas dc lavar, dc costura ou de escritório |
I-1 |
300 |
|
Massas alimentícias |
I-2 |
1000 |
|
Mastiques |
I-2 |
1000 |
|
Materiais sintéticos ou plásticos |
I-3 |
2000 |
|
Metalúrgica |
I-1 |
200 |
|
Montagens de automóveis |
I-1 |
300 |
|
Motocicletas |
I-1 |
300 |
|
Motores elétricos |
I-1 |
300 |
|
Móveis |
I-2 |
600 |
|
Óleos comestíveis |
I-2 |
1000 |
|
Padarias |
I-2 |
1000 |
|
Papéis (acabamento) |
I-2 |
500 |
|
Papéis (preparo de celulose) |
I-1 |
80 |
|
Papéis (procedimento) |
I-2 |
800 |
|
Papelões betuminados |
I-3 |
2000 |
|
Papelões ondulados |
I-2 |
800 |
|
Pedras |
I-1 |
40 |
|
Perfumes |
I-1 |
300 |
|
Pneus |
I-2 |
700 |
|
Produtos adesivos |
I-2 |
1000 |
|
Produtos de adubo químico |
I-1 |
200 |
|
Produtos alimentícios (expedição) |
I-2 |
1000 |
|
Produtos com ácido acético |
I-1 |
200 |
|
Produtos com ácido carbônico |
I-1 |
40 |
|
Produtos com ácido inorgânico |
I-1 |
80 |
|
Produtos com albumina |
I-3 |
2000 |
|
Produtos com alcatrão |
I-2 |
800 |
|
Produtos com amido |
I-3 |
2000 |
|
Produtos com soda |
I-1 |
40 |
|
Produtos de limpeza |
I-3 |
2000 |
|
Produtos graxos |
I-1 |
1000 |
|
Produtos refratários |
I-1 |
200 |
|
Rações |
I-3 |
2000 |
|
Relógios |
I-1 |
300 |
|
Resinas |
I-3 |
3000 |
|
Roupas |
I-2 |
500 |
|
Sabões |
I-1 |
300 |
|
Sacos de papel |
I-2 |
800 |
|
Sacos de juta |
I-2 |
500 |
|
Sorvetes |
I-1 |
80 |
|
Sucos de fruta |
I-1 |
200 |
|
Tapetes |
I-2 |
600 |
|
Têxteis em geral |
I-2 |
700 |
|
Tintas e solventes |
I-3 |
4000 |
|
Tintas látex |
I-2 |
800 |
|
Tintas não-inflamáveis |
I-1 |
200 |
|
Transformadores |
I-1 |
200 |
|
Tratamento de madeira |
I-3 |
3000 |
|
Tratores |
I-1 |
300 |
|
Vagões |
I-1 |
200 |
|
Vassouras ou escovas |
I-2 |
700 |
|
Velas de cera |
I-3 |
1300 |
|
Vidros ou espelhos |
I-1 |
200 |
|
Vinagres |
I-1 |
80 |
|
Demais usos |
Demais atividades não enquadradas acima |
levantamento de carga de incêndio conforme Anexo B |
B. 1. Os valores da carga de incêndio específica para as edificações destinadas à depósitos, explosivos e ocupações especiais podem ser determinadas pela seguinte expressão:
Onde:
Qfi - valor da carga de incêndio específica, em megajoule por metro quadrado de área de piso;
Mi - massa total de cada componente 'i' do material combustível, em quilograma. Esse valor não poderá ser excedido durante a vida útil da edificação, exceto quando houver alteração de ocupação, ocasião em que Mi deverá ser reavaliado;
Hi - potencial calorífico específico de cada componente V do material combustível, em megajoule por quilograma, conforme tabela B.1 abaixo;
Ai - área do piso do compartimento, em metro quadrado.
B.1.1. O levantamento da carga de incêndio deverá ser realizado conforme item 5 (Procedimento) desta instrução.
Tipo de material |
H (MJ/kg) |
Acetona |
30 |
Acrílico |
28 |
Algodão |
18 |
Benzeno |
40 |
Borracha |
Espuma – 37 Tiras - 32 |
Celulose |
16 |
C-Hexano |
43 |
Couro |
19 |
D-glucose |
15 |
Epóxi |
34 |
Etano |
47 |
Etanol |
26 |
Eteno |
50 |
Etino |
48 |
Fibra sintética 6,6 |
29 |
Grãos |
17 |
Graxa, Lubrificante |
41 |
Lã |
23 |
Lixo de cozinha |
i 8 |
Madeira |
19 |
Metano |
50 |
Metanol |
19 |
Monóxido de carbono |
10 |
N-Butano |
45 |
N-Octano |
44 |
N-Peniano |
45 |
Palha |
16 |
Papel |
17 |
Petróleo |
41 |
Poliacrilonitrico |
30 |
Policarbonato |
29 |
Poliéster |
31 |
Poliestireno |
39 |
Polietileno |
44 |
Polimetilmetacrilico |
24 |
Polioximetileno |
15 |
Poliuretano |
23 |
Polipropileno |
43 |
Polivinilclorido |
16 |
Propano |
46 |
PVC |
17 |
Resina melamínica |
18 |
Seda |
19 |