LEI N° 4.549, DE 09 DE MARÇO DE 2023

 

(Autógrafo n° 070/22, Projeto de Lei n° 90/22, do Ver. Dr. Eugênio Zwibelberg — União Brasil)

 

Dá denominação de "Rua Senhora Jenny Genésio da Cruz", a Rua Projetada 224 no Bairro Fortaleza, Município de Ubatuba.

 

DR. EUGÊNIO ZWIBELBERG, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, faço saber que a Câmara aprovou e eu, nos termos do § 8° Art. 40 da Lei Orgânica do Município, promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1° Passa a denominar-se Rua Jenny Genésio da Cruz, a Rua Projetada 224, no Bairro Fortaleza, que possui registro na Municipalidade sob o n°: 014-0060.

 

Art. 2° A presente via pública ao ser denominada Senhora Jenny Genésio da Cruz, manterá o CEP n°: 11.683-001.

 

Art. 3° O histórico da homenageada, croquis de localização e abaixo-assinado dos moradores, integram a presente Lei.

 

Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Câmara Municipal de Ubatuba, 09 de março de 2023

 

Dr. Eugênio Zwibelber – União Brasil

Presidente

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Ubatuba.

 

Histórico

 

Assunto: ALTERAÇÃO DE NOME DE RUA

Local: Estrada Projetada 224, no bairro da Fortaleza, Ubatuba SP.

Estrada que se inicia no Ponto Final do bairro da Fortaleza e se estende até o canto sui do bairro da Fortaleza, numa extensão de 1200m, também conhecida como Estrada do Corsário.

Alteração e nomeação de logradouro público proposta:

 

RUA PROJETADA 224 PARA RUA JENNY GENÉSIO DA CRUZ

 

JENNY GENÉSIO DA CRUZ, (in memorian) brasileira, casada, natural de Ubatuba, portadora do RG 12.866.913 SSP/SP e CPF 048.385.578-25, foi casada com Sebastião Thereza da Cruz, mãe de 4 filhos, sendo: Rosangela Fátima dos Santos, Conceição Aparecida da Cruz Silva, Paulo Israel da Cruz e Ailson Luiz da Cruz, Foi Filha de Genésio Almiro dos Santos e de Maria Mesquita dos Santos. Todos originalmente caiçaras de pais, mães e avós.

Dona Jenny, como era conhecida, nasceu na Praia da Fortaleza no ano de 1940 e faleceu no bairro da Silope no ano de 2021. Estudou até a segunda série do primário na Praia da Fortaleza, na época em que a escola era na casa de seu próprio pai, depois estudou na ALA até seus 14 anos, antiga escola de Madres no centro da cidade, não dando continuidade nos estudos devido a necessidade de cuidar de seus 15 irmãos mais novos.

Desde muito cedo trabalhou na roça para ajudar no sustento da família. Sempre foi mulher de pulso firme, filha de pescador, vivia da roça e da pesca. Morou na Praia da Fortaleza até seus 35 anos, quando precisou vir para o centro da cidade para dar condições de estudos para seus filhos. Aqui trabalhou na Auríchio / Salga (fábrica de sardinhas) e depois, aos 38 anos ingressou na Prefeitura de Ubatuba como funcionária pública. Na prefeitura trabalhou como servente crera! diretamente nos gabinetes dos prefeitos Basílio Cavalheiro, José Nélio de Carvalho, Pedro Paulo Teixeira

Pinto e Paulo Ramos, e neste período teve as oportunidades de reivindicar muitas melhorias para o bairro da Fortaleza. Na época, seu pai, Sr Genésio Almiro dos Santos, era uma pessoa influente na comunidade e trazia as necessidades para que a mesma fizesse a intermediação com os prefeitos e com seu primo vereador Zequinha Barreto. Com com sua simplicidade humildade e amizade, ajudou a comunidade com várias benfeitorias.

Dentre elas, conseguiu agilizar a energia elétrica, o transporte de ônibus, a conservação das vias e mais tarde o asfalto para a Estrada municipal além de abertura de novas ruas no bairro, inclusive da rua em que se pretende a nomeação. Como consequência destas benfeitorias proporcionou a grande expansão das construções e do turismo para o bairro, já que o acesso e a energia elétrica atraíram muitos interessados.

Jenny era bastante religiosa e conseguiu juntamente Com Seu marido Sebastião, criar seus quatro filhos dentro dos princípios do bem, dando lhes educação e tornando-os pessoas responsáveis e que continuam perpetuando o bem pelos seus filhos, netos e bisnetos.

Esta será uma homenagem mais que merecida a uma família genuinamente caiçara, que deixou um legado de respeito e trabalho destinado aos mais humildes, de uma pessoa que foi o esteio de uma família, que sempre teve orgulho de nascer e viver nesta cidade.

Agradecimentos:

 

______________________________

Familiares de Jenny Genésio da Cruz

AILSON LUIZ DA CRUZ

CPF 133.338.888-82

 

LOCALIZAÇÃO DA RUA PROJETADA 224 (ESTRADA DO CORSÁRIO)

 

 


ABAIXO ASSINADO

 

Os moradores do bairro da Fortaleza, solicitam aos poderes públicos constituídos, por intermédio do vereador Eugênio Zwibelberg, que se promova a denominação da via pública (Estrada Projetada 224 (croqui em anexo) com o nome de Jenny Genésio da Cruz.

Informamos que os moradores do local, habitam a área desde os antepassados da homenageada.

Em anexo croqui do local e histórico da homenageada.

ABAIXO ASSINADO

 

Os moradores do bairro da Fortaleza, solicitam aos poderes públicos constituídos, por intermédio do vereador Eugénio Zwibelberg, que se promova a denominação da via pública (Estrada Projetada 224) (croqui em anexo) com o nome de Jenny Genésio da Cruz.

Informamos que os moradores do local, habitam a área desde os antepassados da homenageada.

Em anexo croqui do local e histórico da homenageada.

ABAIXO ASSINADO

Os Inovadores do bairro da Fortaleza, solicitam aos poderes públicos constituídos, por intermédio do vereador Eugénio Zwibelberg, que se promova a denominação da via pública (Estrada Projetada 224) (croqui em anexo) com o nome de Jenny Genésio da Cruz.

Informamos que os moradores do local. habitam a área desde os antepassados da homenageada.

Em anexo croqui do local e histórico da homenageada.

 

 

 

ABAIXO ASSINADO

 

Os moradores do bairro da Fortaleza, solicitam aos poderes públicos constituídos, por intermédio do vereador Eugênio Zwibelberg, que se promova a denominação da via pública (Estrada Projetada 224) (croqui em anexo) com o nome de Jenny Genésio da Cruz.

Informamos que os moradores do local, habitam à área desde os antepassados da homenageada.

Em anexo croqui do local e histórico da homenageada.